Curiosidades sobre o Irã

                                 Curiosidades da História

                      Fatos sobre o Irã 

RELIGIÃO NO IRÃ E COMO É O GOVERNO REGIDO PELOS AIATOLÁS HOJE EM DIA

Curiosidades do Irã
Usando o chador – obrigatório para visitar algumas mesquitas

Antes da Revolução Islâmica de 1979, o Irã era um dos países do Oriente Médio mais alinhados com o Ocidente, era um país moderno e muito rico e a elite iraniana muito sofisticada.

Após a Revolução, o país passou a ser governado pelos Aiatolás (que significa conhecedor da religião, de acordo com o Alcorão). Desde então, o país segue uma política ultraconservadora e de acordo com o Alcorão e o que determina os comportamentos e direitos é a Sharia, ou Lei Islâmica.

Os Aiatolás fecharam o país em um conservadorismo extremo e acreditam que o Ocidente seja a fonte de todos os males do mundo e vem daí a péssima relação com os Estados Unidos e Israel. Os aiatolás defendem, inclusive, pena de morte àqueles que decidirem abandonar o Islã.

Apesar disso tudo, a população iraniana não é muito religiosa. A religião dominante é o islã xiita e, a população muçulmana ainda é majoritária. Entretanto, poucos são efetivamente religiosos. As mesquitas são pouco frequentadas, principalmente pela população mais jovem e mulheres abrem mão do hijab se estão em lugares privados ou em outros países.

Ainda existe uma parcela da população conservadora que reza 5 vezes ao dia, jejua no Ramadã e usa o “chador” para mulheres (uma capa preta que cobre o corpo inteiro desde a cabeça, deixando somente o rosto livre), mas a fé islã vem decaindo bastante nos últimos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre a Região dos Balcãs

Curiosidades sobre o Irã