Curiosidades da História

         Torre de Babel

         De acordo com a bíblia, a Torre de Babel foi uma edificação construída na terra de Sinar ou Babilônia, após o grande dilúvio. A história explica a existência das várias línguas no mundo, quando Deus decidiu confundir os homens por sua arrogância e ganância.

hipercultura-torre-de-babel-0
Pintura da Torre de Babel por Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569)

       Historiadores tentam por séculos confirmar a existência da torre de Babel e de seu criador. Evidências recentes apontam que a construção pode ter existido na região que antes era conhecida como Babilônia, atual Iraque.

hipercultura-torre-de-babel-01
Inscrição encontrada em pedra do século 6 a.C. revela como poderia ter sido a Torre de Babel e o rei Nabucodonosor II. (Foto: Reprodução de vídeo/Smithsonianmag.com)

         De acordo com o Dr. Andrew George, professor de Babilônia pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, uma pedra encontrada há cerca de um século revela a imagem do que poderia ter sido a Torre de Babel. De acordo com ele, a pedra oferece forte evidência para comprovarmos a existência da edificação. Seus estudos foram apresentados pelo canal educacional Smithsonian em 2017 em um episódio dedicado a estas novas descobertas.

Significado da Torre de Babel

     Estudos apontam que a inspiração para a Torre de Babel pode ter sido a existência do templo de Marduk, que na língua babilônica era chamado de Bab-ilu, que significa “Porta de Deus”. No hebraico, ela se chamava Babel ou Bavel.

     A semelhança na pronúncia de Babel e da palavra balal, que significa confundir no hebraico, explica a passagem de Gênesis 11:9 “Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mun­do. Dali o Senhor os espalhou por toda a terra”.

hipercultura-torre-de-babel-04
Pintura da Torre de Babel por Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569)

       De acordo com as escrituras sagradas, a soberba dos homens em construir uma edificação tão alta que alcançaria o mundo dos deuses, causou a fúria de Deus. Dessa forma, Ele fez com que as pessoas que trabalhavam na construção não mais se entendessem, dando-lhes idiomas variados a partir dali.

A passagem de Gênesis nos ajuda a contextualizar essa história:

E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.

Gênesis 11:1-9

Comentários

  1. Excelente pesquisa! séria, ética e compromissada com os fatos históricos tais quais as descobertas apontam. Um material perfeito para pesquisa de pessoas que gostam de conhecer sobre temas históricos, mas também para quem está estudando e produzindo conteúdo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o Holocausto

Curiosidades sobre a Região dos Balcãs

Curiosidades sobre a Região dos Balcãs